Música, Memória e Sociedade | RESUMO

Grupo de Pesquisa em Musicologia da UFPel, criado em 2001, tem trabalhado na catalogação e análise de fontes primárias sobre a música nos jornais e revistas da primeira metade do século XX, análise de iconografia musical, música e gênero e história das instituições de ensino musical no Rio Grande do Sul, com o objetivo de refletir sobre a memória e o patrimônio musical da cidade de Pelotas e do Rio Grande do Sul.

Além do enfoque de investigação sobre a história das instituições de ensino musical, o grupo tem refletido sobre as relações entre musicologia e performance, a partir do estudo de programas de concerto, iconografia fotográfica e histórias de vida de intérpretes e professores de música.

Neste livro apresentamos uma coletânea de artigos em uma retrospectiva dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Musicologia da UFPel nos últimos dez anos. Com o objetivo de não sobrepor publicações, já na seleção do material, decidimos publicar somente o que não havia sido anteriormente publicado em meio impresso, em livros, capítulos de livros ou revistas acadêmicas. A escolha recaiu então sobre nossos trabalhos apresentados em congressos e simpósios e que não foram impressos em anais, bem como sobre os trabalhos inéditos. Nesse sentido, publicações eletrônicas foram incluídas, assim como textos publicados em anais de congressos, publicados pelos pesquisadores participantes do grupo de pesquisa, alguns deles em co-autoria com os alunos bolsistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *