Pesquisa em Musicologia

Os projetos de pesquisa que venho desenvolvendo desde 2001 vinculam-se ao Centro de Documentação Musical e Grupo de Pesquisa em Musicologia, assim como ao Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, todas da Universidade Federal de Pelotas.

Neste período, tenho desenvolvido projetos que se ocupam da compreensão da vida musical no sul do estado do Rio Grande do Sul, tendo como foco o acervo do Conservatório de Música da UFPel em uma perspectiva que abrange os movimentos da cultura com ênfase na primeira metade do século XX.

O estudo de programas de concerto, a análise da fotografia como iconografia musical, o estudo de periódicos e revistas ilustradas, os estudos de gênero e as histórias de vida de músicos e professores tem sido assuntos que vem sendo abordados dentro dos projetos de pesquisa.

Os projetos descritos abaixo apontam para o enfoque de estudos que vem sendo desenvolvidos, e os livros e artigos aqui publicados demonstram os resultados destas reflexões.

Muito além de uma musicologia regional, por dedicar-se ao Rio Grande do Sul e a história de sua música, estes documentos vem sendo abordados como elementos de análise e reflexão para uma musicologia crítica, ampliando as possibilidades do campo de estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *