lusque fusque – linhas de fuga na canção exploratória

Canções criadas por Isabel Nogueira e Luciano Zanatta a partir da ideia de linhas de fuga e da música exploratória, com o diálogo entre sons gravados, processados e tocados, textos e ruídos, silêncio e espaço. 

Sobre a trilha, a performance, com a trilha e a peformance, os vídeos de Chico Machado.

Voz expandida, desvios de afinação, processamento digital, recortes de gravação, tensões temporais com deslocamentos métricos e ambiguidades rítmicas sobre batida.

Intercala performance ao vivo com recortes de gravação e sons obtidos da manipulação de objetos do cotidiano.

O processo de criação das canções foi configurado a partir de materiais pré-compostos, sequências programadas (batidas, loops, linhas de baixo, fragmentos de melodia e texto) ou patches modulares virtuais (geradores randômicos, sequenciadores, sintetizadores, etc). Trata-se de compor e recompor canções, incorporando como texto-significado relações amplas com estruturas sonoras, onde incluem-se os “conflitos programados” em harmonia, contrapontos, timbres e tempos.

As canções Chabuca, Maria Elena e Violeta foram construídas por Luciano Zanatta e Isabel Nogueira com base em textos de Monique Revillion em recriação ficcional sobre a vida das compositoras Chabuca Granda, Maria Elena Walsh e Violeta Parra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *