Kbeats Vol.3

https://kinobeat.bandcamp.com/album/kbeats-vol-3-m-sica-eletr-nica-meridional

Através de 12 músicas a coletânea KBeats vol. 3 – Música Eletrônica Meridional, busca mapear e fomentar parte da nova produção de música feita no Rio Grande do Sul. Com um recorte de trabalhos que se utilizam de recursos digitais e eletrônicos em seus processos de criação, a compilação não se restringe a nenhum gênero musical, estimulando e valorizando a pluralidade local.

A coletânea é um espaço para divulgação de músicas feitas em 2017, de artistas que mesmo com influências do passado, criam sons que só poderiam ter sido criados hoje, com a chancela de micro evoluções tecnológicas que surgem a todo instante. Além da promoção no tempo presente, essa seleção se propõem a ser um arquivo temporal, um registro do espírito criativo de um determinado grupo de pessoas e período.

Mesmo que o foco seja amplo, o recorte curatorial de forma intuitiva favorece em maior parte trabalhos com estruturas rítmicas associadas a música de pista, sejam elas em tempo lento ou acelerado. Mas o flerte com a música experimental e exploratória é mais do que superficial, é uma estratégia pensada de infiltração e visibilidade, em busca de ouvintes menos treinados, que entre um House, Pop ou Techno, vão esbarrar em um Bytebeat nervoso criado em linguagem C.

A maioria dos artistas são debutantes em lançamentos, reforçando o frescor e importância para a posteridade do registro. E os artistas já iniciados também compartilham da mesma vivacidade dos iniciantes. Onde estarão esses artistas e suas músicas em 2027? Assumiremos algum protagonismo e especificidade com a música eletrônica produzida no Rio Grande do Sul? Atualmente não existe uma unidade e muito menos um som que caracterize a geolocalização no paralelo 30 e cercanias, mas quem sabe teremos rastros de uma produção para ser analisado nos próximos anos que nos responda essas perguntas.

A coletânea é uma iniciativa do Festival Kino Beat de arte eletrônica e tem a curadoria de Gabriel Cevallos.

www.kinobeat.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *